A Construtora Elevação foi responsável pela obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto BELÉM, da SANEPAR, localizada em Curitiba (PR).
SOBRE A OBRA
A obra ampliou em 70%a capacidade de tratamento da Estação, passando de 1.500 l/s para 2.520 l/se atende o crescimento da demanda das bacias dos rios Belém, Iguaçu e Pequeno até o ano de 2033.
Esta é atualmente a maior Estação de Tratamento de Esgotos do Estado do Paraná.
INVESTIMENTO E IMPACTO SOCIAL
A obra ETE BELÉM teve um investimento total de R$ 60 Milhões.
Com a ampliação, a estação de tratamento de esgoto trata o esgoto de cerca de 800 mil moradores de Curitiba e Região Metropolitana.
TECNOLOGIAS
Instalação mais rápida:
Os quatro decantares primários foram feitos com chapas parafusadas de aço inox, cada um com 38 metros de diâmetro e 4.800 m3 de capacidade de armazenamento.
Esse material substitui o concreto armado, possibilitando instalação mais rápida e uma menor manutenção ao longo de sua vida útil.
Aumento da eficiência energética no processo de tratamento:
Devido a remoção de parte significativa da carga orgânica presente no esgoto para tratamento por meio da decantação primária, gerando um lodo com maior potencial de aproveitamento energético.
Além disso, a retirada de grande quantidade de carga orgânica nesta primeira fase de tratamento de esgoto faz com que a etapa seguinte, a de aeração, consuma menos energia elétrica para tal. Por dia, a ETE Belém produz cerca de 840 m3 de lodo que são enviados para tratamento anaeróbio e, consequentemente, geração de biogás, que é convertido em energia elétrica e calor em vez de serem enviados diretamente para aterro sanitário.