Retomada das obras de implantação da quarta adutora de Juiz de Fora:
A Elevação é a responsável pela execução do projeto em parceria com a Cesama
No último dia 11 de janeiro, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu sequência às obras de implantação da quarta adutora, que já estão 90% concluídas. Dos 7.500 metros de tubulações previstos no projeto, 6.700 já foram executados. Orçada em R$ 35 milhões, a adutora tem previsão de conclusão para março deste ano.
“Uma adutora, na verdade, é uma rede de grande porte, que transporta água das estações de tratamento para os reservatórios, para que ela possa ser distribuída para toda a cidade”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembrando ainda que a quarta adutora é composta por tubos de ferro fundido, com 1.200 e 900 milímetros de diâmetro.
Com a nova obra, será possível ampliar a capacidade de transporte da água entre as unidades da companhia e a região central, reforçando o sistema com uma vazão de mais mil litros por segundo. “Além de proporcionar maior estabilidade para o abastecimento do município como um todo, a adutora também foi projetada para otimizar os eventuais serviços de manutenção, possuindo uma vida útil estimada em 70 anos”, avaliou.
A quarta adutora partirá da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama.
Fonte: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=73763