Adutora SANEPAR | Obra Emergencial Colombo (PR)
A Construtora Elevação foi responsável pela construção da obra emergencial para a captação e distribuição de água para Curitiba e região metropolitana.
A captação ocorrerá em Colombo e levará, através de 10 km de adutoras de 1,00 m de diâmetro de ferro fundido, 713 litros por segundo para abastecer 411.000 habitantes.
SOBRE A OBRA
No desafio de conseguir superar a crise hídrica em Curitiba, a Construtora Elevação foi contratada para a execução de uma obra emergencial.
Atenta ao desafio e a responsabilidade deste importante projeto, a equipe da Elevação empreendeu os esforços necessários para que o novo sistema, que, agora, abastece 411 mil pessoas, fosse entregue no prazo estipulado.
Esse é mais um fruto de 45 anos de serviços prestados com excelência na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná e em diversas regiões do país.
RESUMO DA OBRA
A ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) com intervenções emergenciais no Município de Colombo – no Rio Capivari, envolvendo:
Construção de 10,5 km de adutoras.
Elaboração de projetos executivos e estudos de transientes hidráulicos.
Barragem e Captação de Água Bruta.
Estação Elevatória de Água Bruta.
Estação Elevatória de Transferência (futura EEAT).
Adutora de Água Bruta DN900.
Adutora de Água Bruta DN1000.
Instalações Elétricas e Automação/Supervisório.
Treinamentos de Operação do Sistema.
Comissionamento, Start-up e Testes Operacionais de todo o Sistema.
Operação Assistida.
Execução de Elevatória de Água Bruta (poço de sucção) em concreto armado, com capacidade total de 1.080 l/s a 13,55 mca, potência total instalada de 351 cv, incluindo o fornecimento e montagem de 03 (três) conjuntos de bombas submersíveis.
ELEVATÓRIA DE TRANSFERÊNCIA (futura EEAT)
As unidades que compõem o arranjo executados na Estação Elevatória de Transferência (futura EEAT) são:
Execução de Estação Elevatória de Água Bruta (futura EEAT) em concreto armado, com capacidade com capacidade de 1.080 l/s a 148 mca, potência total instalada de 3.400 cv, incluindo câmara com 4 nichos, fornecimento e montagem de sino de sucção, 04 (quatro) conjuntos moto bomba horizontais, tubulação de recalque, válvulas de retenção e bloqueio, barrilete edudor em aço carbono e interligações hidráulicas.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS – BOMBAS
Tipo de bombas: Submersíveis, potência unitária: 117 cv.
Número de conjuntos de recalque: 03 (três).
Vazão individual: 360 l/s ou 1.296,00 m³/h.
Altura manométrica: 13,55 mc.
Tensão: 440 V.
CLIENTE: SANEPAR
SEGMENTO: SANEAMENTO
LOCAL: COLOMBO/PR
INÍCIO: MARÇO DE 2021
TÉRMINO: SETEMBRO DE 2021
- Clients:
SANEPAR - Category:
Saneamento - Date: