Ampliação da ETE BELÉM
Mais uma obra executada pela ELEVAÇÃO em parceria com a SANEPAR foi inaugurada hoje pelo Governo do Paraná
Com um investimento total de R$ 60 Milhões, a ampliação da ETE BELÉM executada pela ELEVAÇÃO, que trata o esgoto de cerca de 800 mil moradores de Curitiba e Região Metropolitana, foi inaugurada hoje pelo Governo do Estado do Paraná.
A obra, que ampliou em 70% a capacidade de tratamento da Estação, passando de 1.500 l/s para 2.520 l/s, atenderá o crescimento da demanda das bacias dos rios Belém, Iguaçu e Pequeno até o ano de 2033. Esta é atualmente a maior Estação de Tratamento de Esgotos do Estado do Paraná.
Novas Tecnologias
Nesta obra, pela primeira vez em estações de tratamento da SANEPAR, foram utilizadas chapas parafusadas de aço inox para a construção de quatro decantadores primários, cada um com 38 metros de diâmetro e 4.800 m3 de capacidade de armazenamento. Esse material substitui o concreto armado, possibilitando instalação mais rápida e uma menor manutenção ao longo de sua vida útil.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Outro destaque é o aumento da eficiência energética no processo de tratamento da ETE BELÉM. Devido a remoção de parte significativa da carga orgânica presente no esgoto para tratamento por meio da decantação primária, gerando um lodo com maior potencial de aproveitamento energético.
Além disso, a retirada de grande quantidade de carga orgânica nesta primeira fase de tratamento de esgoto faz com que a etapa seguinte, a de aeração, consuma menos energia elétrica para tal. Por dia, a ETE Belém produz cerca de 840 m3 de lodo que são enviados para tratamento anaeróbio e, consequentemente, geração de biogás, que é convertido em energia elétrica e calor em vez de serem enviados diretamente para aterro sanitário.
Confira o vídeo abaixo para saber mais.